Na primeira parte deste post, eu indiquei o que considero ser o melhor custo benefício hoje para músicos e quem quer que esteja começando a montar um home studio. Indiquei o kit Solo Studio Interface da Focusrite que vem com uma Scarlett Solo, um microfone condensador, um cabo XLR e um Fone por apenas R$ 1.300,00. E a melhor parte é que o kit já vem com Pro Tools First e Ableton Live Lite com um pacote de plugins e loops da Focusrite. É sério, pessoal. É um bom negócio.
O que muitas pessoas não se dão conta, é que quando você compra este kit da Focusrite, você tem direito a alguns plugins que farão toda a diferença na hora de começar a produzir sua música. Fora os plugins nativos do Pro Tools First que já vem com bastante coisa legal pra te ajudar a tirar sua música do papel.
Loops
Com o pacote de loops que a Focusrite disponibiliza, você já pode começar a esboçar suas ideias importando pra sessão algum loop de bateria, por exemplo. Você tem várias opções de ritmos e bpm. Basta importar e replicar os loops para montar uma linha de bateria do seu jeito.
Amplificadores Virtuais
Então, você montou uma linha de bateria em minutos. Talvez você queira gravar algumas guitarras agora pra começar a dar forma à sua música. Você poderia plugar seu mic na interface e captar aquele sonzão do seu amplificador valvulado (você tem um, né?), mas e se você quiser testar alguns amplificadores diferentes? E se são duas da manhã e seus vizinhos não são loucos como você e estão dormindo? Por quê não usar um Amplificador Virtual?
Este kit também disponibiliza o plugin Eleven Lite, que é um simulador de amplificador bem realista. Basta plugar a guitarra na sua interface e abrir o plugin Eleven Lite, escolher um amplificador, timbrar sua guitarra e pronto. É só sair tocando e gravar. Se você fez uma performance impecável, mas acha que poderia melhorar o timbre, basta mudar alguns parâmetros no plugin e pronto! Simples assim!
Um Mundo de Possibilidades
Esses são apenas alguns plugins que você tem acesso de forma gratuita. Eles são poderosos, soam bem e são fáceis de usar. Mas uma das coisas que são mais interessantes tanto no Pro Tools First como em qualquer outra DAW, é tocar seus instrumentos virtuais para adicionar mais elementos à sua música.
Com um controlador USB, você consegue tocar praticamente qualquer instrumento que possa imaginar. Por exemplo, se quiser acrescentar uma linha de violoncelo na sua balada ou um sintetizador pra dar um fuzz no seu contrabaixo, ou até adicionar um piano clássico na sua obra de arte do rock? Em alguns minutos você é capaz de adicionar esses instrumentos na sua sessão e preencher sua música. Assim, ela vai soar mais cheia e com um arranjo profissional.