Então você é músico e chegou na inteligente conclusão que você precisa de um home studio (você só precisa de R$ 1.380,00), você provavelmente já utilizando seu home studio para gravar suas ideias musicais já finalizadas. Afinal, é daí que nasce um home studio – da necessidade de registrar músicas já escritas por alguém e que possam ser tocadas de forma ao vivo. Se você possui uma ótima composição, ótimos músicos, um ótimo estúdio, então você fará uma ótima gravação. Entretanto, o home studio hoje em dia, pode ser usado não apenas para gravar materiais já finalizados, mas ser usado como uma ferramenta de composição. Leia o post até o final e entenda como…
Uma banda In The Box
Uma das melhores coisas de usar seu home studio para composição é que você pode arranjar a música toda, e não só os instrumentos básicos. Com o uso de instrumentos virtuais, simuladores de amp, loops de bateria e uma gravação de vocal multi canais, você consegue capturar as ideias para toda a banda, mesmo se você estiver sozinho no seu quarto. Isso pode ser de muita ajuda quando você quer apresentar e explicar ideias musicais para a banda, ou apenas lembrar o arranjo que “ouviu” na sua cabeça.
Às vezes, ao procurar por um som legal de teclado para sua música com a base em violão, você pode se ver inspirado em compor uma outra música completamente diferente só por causa do timbre que você achou em seu instrumento virtual. Você inicia sua sessão de composição com uma direção e quando se dá conta, está indo em uma direção completamente diferente da inicial. Você tem um desvio criativo causado pela “banda in the box” o que pode te levar a uma música inteiramente nova e melhor!
Colaboração Simplificada
Estamos vivendo em um momento de tecnologia abundante e grande facilidade de compartilhamento de arquivos. Esta combinação abre uma grande porta para nós, compositores que gostam de colaborar com outros. Mais uma vez, quando você monta seu sistema de gravação, você está trabalhando digitalmente. Então, quando você termina uma ideia (seja um solo de guitarra ou um arranjo completo), basta salvar sua sessão em mp3 e ela já está pronta para ser compartilhada.
Por quê isso é bom? Porque basta enviar este mp3 para quem quer que esteja fazendo parceria com você e esta pessoa pode importar o arquivo para o software de gravação dela. Agora, esta pessoa pode escrever e gravar novas partes para a música ou até mesmo preencher com novos instrumentos. Tendo feito isso, basta ela salvar em mp3 e te enviar de volta o arquivo. Este é o poder da gravação digital, na qual você pode escrever e produzir música com pessoas ao redor do mundo de forma simples e fácil. Tudo porque você foi esperto e montou seu home studio.
Economize Tempo Com Um Template
Uma das melhores coisas para simplificar sua vida de compositor e salvar seu tempo precioso (ultimamente é isso que importa… simplificar e salvar tempo no estúdio) é criar um template para composição. Desta forma você não precisa ficar perdendo tempo configurando os canais para todos os instrumentos, nomeando inputs e outputs ou qualquer outra coisa que possa te roubar tempo na hora de compor. Você só quer cair de cabeça na composição antes que sua ideia vá embora.
Aqui vai uma dica de como costumo fazer para configurar uma sessão para composição no Pro Tools, mas vai servir pra qualquer DAW, basta seguir a ideia.
- Cria uma nova sessão, nomeia como “Template de Composição” e salva onde você costuma salvar suas sessões normalmente.
- Dentro da sessão, crie canais para tudo que imaginar que possa precisar. Aqui vai o que eu costumo usar: 3 canais de voz, 3 canais de guitarra, 2 canais de violão, 1 canal de baixo, 1 canal estéreo para loop de bateria ou bateria virtual, 1 canal estéreo para teclado, 1 canal de click (metrônomo), 1 canal auxiliar estéreo para reverb e 1 canal auxiliar estéreo para delay. Nomeie os canais adequadamente.
- Você vai precisar rotear adequadamente o input dos canais. Se estiver com uma interface simples de 2 canais, terá que escolher entre os inputs 1 e 2.
- Insira os plugins de efeito e de instrumentos que serão utilizados. Pode ser simuladores de amp, bateria virtual, sintetizadores, reverb, etc.
- Organize suas janelas para mostrar apenas o que você vai querer ver enquanto estiver escrevendo e gravando.
- Salve a sessão.
Levando as Coisas Um Passo à Frente…
Quando estiver pronto para compor algo novo, abra o Pro Tools ou qualquer outra DAW, abra seu template, escolha “Salvar Como” e dê um nome diferente para a sessão, pode ser o nome da música que você esteja trabalhando. Agora você terá a sessão toda configurada e pronta para deixar sua criatividade fluir!
Compor em seu próprio home studio é ótimo por muitas razões: você pode preencher todo o arranjo mesmo sendo um artista solo, você pode colaborar instantaneamente com pessoas de qualquer lugar do mundo e você pode economizar um bom tempo com um template bem feito. Mas podemos levar as coisas um pouco mais a frente…
A verdadeira beleza de compor usando o Pro Tools (ou qualquer outro software) é que, quando chegar a hora de gravar pra valer, você já tem suas guias na sessão no tempo correto, com a instrumentação gravada separadamente, tudo pronto para ser usado. Você simplesmente eliminou uma etapa entre compor e gravar. Este é o poder de gravar digitalmente e ter um estúdio na sua casa, onde você está mais propenso a compor. Tudo isso faz você economizar tempo e não te deixa perder a criatividade. Duas coisas que são preciosas!